Higiene dos coelhos

Higiene dos coelhos

Higiene dos coelhos

Os cuidados de higiene são tão importantes como é a própria alimentação: uma higiene não eficiente ou inexistente irá trazer complicações para o animal pois pode ficar doente, magoar-se, criar comportamentos agressivos devido ao mau estar, etc.

A verdade é que eles passam muito tempo a fazer a sua própria higiene, mas isso não quer dizer que estejamos isentos de qualquer responsabilidade ou acção que contribua para o mesmo efeito. Para que saibas como cuidar da higiene do teu coelho de uma forma geral, vamos dar algumas dicas. Lembra-te que diferentes espécies terão cuidados distintos, mas neste artigo falaremos em geral.

Dar banho

O banho deve ser evitado nos coelhos. Para além de eles não gostarem muito, como são animais muito sensíveis podemos inclusive fazer-lhes mal sem essa intenção. Devemos evitar a todo o custo, no entanto por vezes isso é simplesmente impossível e teremos mesmo de dar um banho. No máximo duas vezes por isso, e isso já poderá ser demais. Os coelhos angorá são as únicas excepções a esta regra.

Quando deres banho ao teu coelho, lembra-te que nunca o poderás forçar. Se ele estiver a oferecer resistência, mais vale tentar noutra altura. A água deve ser morna, e deve-se evitar ao máximo o contacto desta com a cara e orelhas.

Existem champôs específicos para coelhos, mas caso não encontres à venda por alguma motivo, os champôs de pH neutros que se utilizam nos bebés também podem ser utilizados. Visto que é algo bastante esporádico, não haverá problema.

Lembra-te de secar muito bem o pêlo no final, mais uma vez devido à sua sensibilidade. Também nunca uses um secador para o efeito, pois para além de o poderes magoar, ele irá assustar-se. Usa apenas uma toalha e perde o tempo que for necessário.

Cortar as unhas

Estas crescem bastante depressa, por isso duas vezes por mês devemos cortar as unhas. Umas unhas demasiado grandes irão magoar o coelho constantemente. Caso tenhas receio de magoar o coelho, pede a um veterinário que faça por ti e observa com atenção para que na próxima sejas tu.

Como o coelho poderá oferecer alguma resistência devido à situação desconfortável, é importante que esteja outra pessoa presente que ajude a manter o coelho firme e não o deixe fugir. Escolhe também um sítio bem iluminado pois o corte das unhas requer muita atenção.

Corta apenas a parte branca e nunca na totalidade. Corta apenas o suficiente para que toda apenas parte branca (que é apenas unha) fique mais reduzida, e tenta ao máximo que o corte seja tão inclinado como o próprio crescimento das unhas. Se cortares demasiado poderás arriscar a cortar uma veia presente no interior. Caso aconteça, passa a ferida por água, tapa a unha e vai a um veterinário.

Escovar o pêlo

Esta sim é uma acção que deve ser regular para a limpeza do pêlo do coelho. Onde haja pêlo é necessário que seja escovado. A regularidade na escovagem permitirá que o pêlo morto seja removido constantemente, ao mesmo tempo que se desembaraça quaisquer nós que existam.

Os coelhos sofrem do mesmo mal que os gatos: ao lamberem-se, acumulam pêlo no estômago. O problema com os coelhos é terem mais dificuldades em expelir as bolas de pêlo, pelo que podem surgir problemas muito graves.

O pêlo nunca deve ser cortado. Isso é apenas permitido em raças muito específicas com bastante pêlo e apenas sobre a ordem / sugestão de algum profissional, nunca por iniciativa nossa, e muito menos devemos ser nós a fazer.

Lavar os olhos

A acumulação de remelas é perfeitamente normal nos coelhos e nós podemos removê-las através de gaze humedecida em água ou mesmo soro. As nossas mãos devem estar imaculadas para não transmitirmos quaisquer germes.

Limpar as orelhas

Através de uma gaze humedecida podemos também limpar as suas orelhas. Caso encontremos parasitas ou qualquer coisa estranha nos ouvidos, não devemos interferir e levar o coelho a um veterinário para ver o que se trata.

Dentes

Não existe a necessidade de lavarmos os dentes. Com uma boa escolha de alimentos fibrosos e ainda uma boa dose de feno é quanto bastante não só para manter os dentes saudáveis e ainda não deixar que cresçam em demasia.

Limpar os órgãos sexuais

Através de uma toalhita ou lenço humedecido para bebés podemos eliminar qualquer sujidade acumulada nos genitais. Uma gaze humedecida também permitirá a limpeza, no entanto será mais agradável para o coelho que tudo seja feito com a toalhita.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook