O exercício para os coelhos é de extrema importância. Existe uma ideia muito errada que os coelhos são animais muito fáceis de ter em casa já que ficam fechados e por isso não correm pela casa nem têm essa necessidade.
Mas essa é uma ideia extremamente errada e que deve ser eliminada. Os coelhos necessitam de exercícios, principalmente pois muitas vezes a sua jaula / gaiola é demasiado apertada para estarem à vontade. As consequências para a falta de exercício são demasiado graves para serem ignoradas.
Muito dessa ideia errada sobre o facto de não necessitarem de exercício é devido ao facto deles passarem muito tempo quietos na gaiola, mas os seus músculos devem ser exercitados. Isto ajudará a não só fortalecer os músculos como os ossos, para além de ajudar a queimar gordura. Nada disso se eles estiverem sempre confinados a uma gaiola.
Consequências
Como dissemos, há várias consequências que podem ocorrer através da falta de exercício. A obesidade é sem dúvida a maior consequência, já que os coelhos não têm a oportunidade de queimar gorduras pois passam o tempo inteiro apenas a comer e a fazer as suas necessidades.
Para combater qualquer problema de obesidade, não basta apenas uma dieta mais rigorosa e saudável. É também necessário fazer-se exercício físico (tal como acontece connosco). Um coelho obeso sofrerá de problemas cardíacos, e inclusive poderá acontecer em situações de maior stress.
A osteoporose também é um problema comum nos coelhos, pela falta de exercício. Por vezes este problema apenas é detectado quando é tarde demais: uma sensibilidade ainda maior dos ossos poderá fazer com que sem qualquer tipo de intenção, tenham fracturas por movimentos bastante normais como saltar.
Coelhos que estejam confinados 24 horas por dia nas suas gaiolas também poderão apresentar problemas comportamentais. A agressividade é o estado mais comum para um coelho que está preso constantemente, mas para corrigir este tipo de comportamentos bastará dar-lhes mais espaço, juntamente com algum exercício.
Exercício para coelhos
Não é necessário levar o coelho ao ginásio nem nada que se pareça. Para permitir o coelho exercitar basta deixá-lo durante algum tempo num espaço aberto onde ele possa saltar à vontade. Claro que é importante que haja supervisão para que ele não se perca de vista, no entanto essa liberdade momentânea de uma forma diária permitirá reduzir e em muito a probabilidade de surgir algum dos problemas acima mencionados.
O facto de nós participarmos nesses mesmos exercícios também ajudará a criar um elo de ligação mais forte entre pessoa e coelho, o que fará muito bem psicologicamente ao coelho. Brincar com ele é uma excelente forma deles fazerem exercício.