Coelhos Tan

Coelhos Tan

História

Se admiras a cor lindíssima de um Rottweiler ou de um Dobermann, mas queres um animal de estimação consideravelmente mais pequeno, talvez estejas interessado em conhecer o coelho Tan. A origem da raça leva-nos a Inglaterra, durante o século XIX, e este coelhões são mais populares exactamente pela sua aparência.

Os primeiros coelhos Tan reconhecidos são originários de Derbyshire, em 1887. Resultados de um cruzamento entre coelhos selvagens e coelhos holandeses, as crias surgirem bastante marcadas e com uma cor forte, mas também tinham um feitio bastante difícil de lidar

Por esse motivo, estes coelhos não eram nada apropriados para animais de estimação, pelo que o coelho belga envolveu-se neste projecto, criando assim um coelho um pouco maior mas com a mesma coloração, e um temperamento bastante mais fácil de lidar. A partir daí o objectivo foi de reduzir o tamanho para conseguir o físico ideal, incluindo cor.

O pêlo azul surgiu durante o século XX, enquanto pêlo chocolate e lilás surgiu pouco depois quando foi também utilizado o coelho Havana.

Descrição

Os coelhos Tan originais são do característico preto: uma capa preta delineadas com riscas laranja-ferrugem. Esta coloração fez que toda a Europa quisesse um “pedaço” deste coelho. As versões de outras cores surgiram pouco depois mas não deixam de ser coelhos de raça Tan lindíssimos.

Esta raça dispõe de um corpo bastante compacto e equilibrado ao mesmo tempo. Têm um aspecto de estarem sempre alertas, o que é complementado com a sua inteligência e natureza curiosa. Após os seis meses de idade tornam-se coelhos adultos que podem pesar até 2,5 kg.

Pegando um pouco nas suas características psicológicas, o coelho Tan é bastante inteligente e meigo ao mesmo tempo. Dificilmente encontramos um coelho desta raça com um temperamento difícil de lidar devido à batalha que se travou para remover este tipo de coelhos do ADN da raça.

Apesar de serem coelhos pacíficos, isso não quer dizer que sejam coelhos para qualquer dono. Esta raça é relativamente activo e necessitam de muita atenção e de espaço para gastarem as suas energias. Apesar do pequeno tamanho, eles necessitam de mais exercício do que certas raças relativamente maiores.

Gaiola

A gaiola dos coelhos Tan deve obedecer a alguns detalhes, todos eles semelhantes à maioria dos coelhos. Sendo um coelho relativamente pequeno, muitas pessoas pensam que uma gaiola igualmente pequena é suficiente, mas como já dissemos no parágrafo anterior é necessário que tenham espaço para gastarem as suas energias, seja fora como também dentro da gaiola.

Esta é também importante que seja fácil de limpar e manejar, já que sendo este um coelho activo será comum termos que limpar a gaiola com alguma frequência. Retirar e voltar o colocar o coelho dentro da gaiola deve ser uma tarefa o mais fácil e cómodo possível. Algumas gaiolas tendem a dispor de arestas criadas pela própria armação e que podemos magoar-nos ou aos nossos coelhos. Com a necessidade que eles têm de passarem algum tempo fora da gaiola, é importante prestar especial atenção a este detalhe.

Dieta

A alimentação do Tan não varia muito do normal noutros coelhos. Numa fase já adulta podemos alimentar todo o feno que quisermos, mas a ração ainda assim deve ser controlada. Isso assim acontece pois não é uma raça que tende a tornar-se obesa, mas claro que com uma alimentação muito desequilibrada e falta de exercício a obesidade ainda poderá ser um problema.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook