Coelhos Rex

Coelhos Rex

Coelhos Rex

História

O nome deste coelho tem uma referência curiosa. Rex vem do latim, que significa “Rei”, pelo que é uma espécie de tributo a uma raça bastante popular de coelhos. Os primeiros exemplares surgiram na França e são os criadores do Castor Rex.

No século XX espalharam-se pela Europa inteira, o que fez disparar em flecha a sua popularidade. O pêlo lindíssimo desta raça fez com que participasse em várias exposições e ganhasse vários adeptos da raça.

Nos anos 90 a versão Rex anão (Rex Dwarf) já participa em exposições mas eis que o seu nome foi alterado para Mini Rex, nome que continua a ser actualmente a denominação mais correcta da variedade mais pequena.

A variedade Mini Rex em específico desde da altura que foi oficializada (1988) tornou-se uma das raças mais populares dos Estados Unidos.

Descrição

Provavelmente a característica de maior destaque é sem dúvida o seu pêlo denso. Actualmente são 17 as variedades em termos de cores que são aceites. Entre elas estão cores como o preto, azul, chinchila, chocolate, opal, vermelho, tartaruga, branco (tanto olhos azuis como vermelhos), entre outras cores.

Todo o corpo desta raça é proporcional, sendo que todas as partes do corpo são de tamanho regular (inclusive as orelhas, que na maioria das raças aparentam ser demasiado pequenas ou demasiado grandes).

No caso dos machos, costumam ter uma cabeça para forte ao contrário das fêmeas. O peso pode variar entre o 1,5 kg e os 2 kg. Não é assim tão incomum exceder estes valores, mas o regular é mesmo esta consistência.

Diz-se que as aparências iludem, mas não é o caso com este coelho. Ele tem um aspecto ternurento e é exactamente essa a personalidade do Rex. Carinhoso define muito bem a raça. É também inteligente, alegre e está sempre com vontade de brincar.

Gaiola

Visto que existe uma grande variedade de coelhos Rex de todo o tipo de tamanhos, dificilmente conseguimos dizer quais são as proporções perfeitas. Por norma, uma gaiola deve 4x o tamanho do coelho no mínimo.

A verdade é que independentemente do tamanho, estes coelhos são óptimos para apartamentos (característica que também os torna populares), mas não devem ser demasiado barulhentos para não assustarem o coelho.

Uma característica bastante positiva é que não é um coelho que emita odores muito fortes, mesmo o odor das suas necessidades tende a não ser muito forte. Isto verifica-se especialmente na variedade Mini Rex.

Dieta

Em relação à dieta, a comum para um coelho doméstico é quanto basta: feno, ração e vegetais. As cenouras são dos vegetais favoritos do Rex, mas há muitos outros que podem ser administrados. Consulta o nosso artigo sobre a alimentação dos coelhos para aprenderes mais sobre como criar uma dieta equilibrada.

Cuidados a ter

Estes coelhos apesar de não necessitarem de muito espaço, necessitam de liberdade. Se possível, deve-se deixar a gaiola sempre aberta para que ele possa andar pela casa à vontade, mas na impossibilidade de o fazer (por variadíssimas razões), devemos tirá-lo da gaiola todos os dias para que ele faça algum exercício.

Se queremos que ele esteja bem connosco é importante que ele conheça todos os cantos da casa.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook