Coelhos Himalaia

Coelhos Himalaia

Coelhos Himalaia

História

Os coelhos himalaia foram uma das primeiras raças de coelhos e a sua origem é desconhecida. É improvável que provenham dos próprios Himalaias apesar do seu nome sugestivo. A variedade original é o Himalaia preto, e o Himalaia azul foi criado mais tarde.

As variedades lilás e chocolate foram criadas através de diferentes cruzamentos dependendo de onde foram originadas. Himalaia americano chocolate foi criado por Ron Smelt de Califórnia ao combinar English Spots chocolate com Himalaias.

Os lilases por sua vez foram criados ao combinar Himalaias chocolate com os azuis, mas para criar uma cor única o suficiente para ser reconhecida como a sua própria cor. Por esse motivo os primeiros desta variedade eram mais semelhantes ao azul claro.

A raça Himalaia tem um papel importante noutras raças, especialmente no caso da raça Califórnia, que aparenta ser uma verdade maior e mais carnuda. O Califórnia foi concebido através do cruzamento de Himalaias com Nova Zelândia e outras raças mais (como Chinchila).

Por sua vez o resultado (o Califórnia) influenciou a criação de outras raças mais como é o caso do Champagne d’Argent). Por esse motivo é comum vermos traços do coelho Himalaia em raças que esta raça não esteve directamente implicada.

Descrição

Este é um coelho de tamanho médio e normalmente confundido com o coelho Califórnia devido às semelhanças que apresentam. O seu corpo é normalmente branco com manchas coloridas. As cores reconhecidas são o preto, azul, chocolate e lilás. São uma das raças mais velhas existentes, como já referimos.

É também um coelho bastante calmo, que pode pesar entre 1 a 2 kg. Quando estes coelhos são criados em climas mais frios, não é incomum o seu pêlo branco ganhar uma pigmentação preta, pelo que é possível encontrar Himalaias escuros.

Em relação às marcas presentes, podemos encontrar tanto nas orelhas como nos pés, cauda e à volta do nariz. Estas marcas vão mudando um pouco à medida que o tempo passa e o frio também tem impacto nestas, podendo fazer que estas se alarguem.

Inclusive com a ajuda do frio é possível que surjam novas marcas, mais concretamente à volta dos olhos e nos próprios genitais. Isto não quer dizer que deixem de ser Himalaias, atenção. No entanto, caso surgem manchas por exemplo na barriga, então já não se tratarão de Himalaias puros.

As crias desta raça são bastante sensíveis à temperatura. Os seus olhos são sempre vermelhos, independentemente da idade, a cor do seu pêlo sim pode mudar como já vimos, pelo que alguns criadores até tendem a ignorar a cor do pêlo em certa medida.

Cuidados

Esta raça tem um pêlo relativamente curto. Por este motivo não necessitam de escovagens constantes. Uma vez por semana é quanto bastante para remover quaisquer pêlos mortos e algum tipo de sujidade aderente ao pêlo.

Como já dissemos, as crias são especialmente sensíveis à temperatura, mas o mesmo também acontece com os adultos (apesar de não ter tanto impacto). Por esse motivo é necessário ter algumas precauções no caso de mudança repentina de ambiente.

É necessário que façam exercício com regularidade para não atrofiarem os músculos. Não obstante, sendo uma raça pequena não requer tanto espaço como outros coelhos de maior porte. Ainda assim devemos ter em atenção que a sua gaiola deve dispor de espaço suficiente para se moverem livremente.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook