Coelhos Angorá

Coelhos Angorá

Coelhos Angorá

História

A raça de coelhos Angorá é bastante apreciada por muitos fãs de coelhos devido principalmente ao pêlo que eles dispõem: vasto e muito macio. Eles têm origem Turca, tal como outras espécie Angorá como o gato e a cabra.

Na sua concepção o objectivo era utilizar a lã destes coelhos para roupa e outras peças de tecidos, no entanto rapidamente se tornaram queridos igualmente como animais de estimação.

Foi a partir dos século XVIII que estes coelhos começaram a ser adoptados como tal, principalmente pela classe nobre, devido à beleza inconfundível do seu pêlo. Hoje em dia é uma raça oficial e bastante popular pelo mundo inteiro.

Características

O Angorá pode ser divididos em quatro tipos específicos: Angorá francês, inglês, giant e cetim. Todos dispõe do mesmo pêlo farto, mas todos diferem um pouco no que toca a cor, volume e textura desse mesmo pêlo.

O aspecto de bola de pêlo não consegue esconder o seu bom humor. São muito calmos e muito dóceis, mais uma razão que os torna óptimos coelhos de estimação.

Apesar do pêlo farto, para quem é normalmente alérgico a certos animais estes coelhos são óptimos. O pêlo dos Angorá é um pouco diferente dos outros, no sentido em que não possui certos alérgenos que atacam os que sofrem de alergias (não é alergia ao pêlo, mas sim às substâncias que possam existir no pêlo dos animais).

Podem viver entre 6 a 12 anos no máximo, chegando aos 12 se for devidamente cuidado em todos os sentidos possíveis.

Alimentação

É necessário alguns cuidados especiais no que toca a alimentação do coelho para dispormos de um animal de estimação saudável, em grande medida devido ao pêlo. A obstrução do aparelho digestivo devido à ingestão do seu próprio pêlo não é algo raro e por isso devemos tomar precauções para que nada disso acontece.

Em relação à sua dieta em específico, é necessária que seja bastante variedade. É necessário também um foco nas proteínas (mesmo que seja através de suplementos se necessário) já que o seu pêlo precisa disso para crescer correctamente e de forma saudável.

Para além de ração, há várias frutas e vegetais que podemos administrar aos nossos coelhos Angorá. Apesar da fruta ser desencorajada, no caso dos coelhos são uma boa fonte de proteínas e se administrada com atenção, não haverá qualquer problema devido à frutose.

Cuidados

Tal pêlo claro que dará trabalho adicional comparado com outras raças de coelhos. Eles fazem a troca de pêlo cerca de 4 vezes por ano, e com isso haverá sempre uma grande tendência para a queda de pêlo.

Sabendo isso, é necessária uma boa escovagem regular de forma a remover a grande maioria dos pêlos mortos, remoção de possíveis nós e ainda permitir limpar com cuidado o seu pêlo.

Quando os agarramos também temos de ter algum cuidado, pois por norma os coelhos Angorá têm unhas muito afiadas. Por este motivo o ideal é não deixar crianças muito novas segurarem-nos para não se magoarem.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook