Obesidade nos coelhos

Obesidade nos coelhos

Excesso de peso corporal, ou obesidade, é tanto um problema nos coelhos como é noutras espécies, especialmente no caso de coelhos de estimação. Coelhos que são obeso não conseguem funcionar normalmente devido ao seu grande tamanho é percentagem de gordura.

Apesar de em algumas raças de coelho, incluindo o coelho anão, dispõem de uma maior taxa de risco de obesidade devido ao seu tamanho mais diminuto e potencial inactividade, ocorre mais frequentemente entre coelhos de meia-idade que estão enjaulados e é completamente independendo do género.

O que preparámos na continuação foi uma serie de informações úteis sobre a obesidade nos coelhos, para que aprendas a detectar, prevenir, curar e a lidar com um coelho que sofra de obesidade. Será mais fácil cuidar dos nossos coelhos, mesmo que eles não sejam obesos, conhecendo as consequências e ao que leva um coelho a chegar a um estado de obesidade.

Sintomas e causas

Os coelhos típicos inclinados para a obesidade tendem a dispor de 20 a 40% de peso a mais. Uma forma fácil de determinar este dado é fazendo um exame físico ao coelho no momento. Se não conseguires encontrar as costelas debaixo da camada de gordura e pele, então provavelmente será obeso.

Outros sinais de obesidade poderão incluir dermatite seborreica, visto que o coelho tem dificuldades em assear-se por completo debaixo das suas dobras de pele. O animal também poderá ter dificuldades respiratórias e ter também excesso de cansaço.

As causas que poderão levar a este ponto incluem factores como estar fechado durante demasiado tempo, juntamente com hábitos de alimentação excessivos. Se forem administrados demasiados mimos e guloseimas durante o dia e não lhe for permitido fazer exercício, então é certo que se tornará obeso.

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar obesidade um veterinário irá naturalmente excluir condições como gravidez, um tumor ou qualquer massa abdominal e intestinal, fluídos na cavidade abdominal, entre outros factores que possam dar um aspecto obeso mas que não são na realmente sintomas de obesidade. Outros testes incluem os que medem a gordura do coelho.

Uma nutrição apropriada é a chave para tratar a obesidade. Feno e vegetais de alta-qualidade regularmente incluindo cenouras e alface são geralmente recomendadas invés de uma dieta exclusiva em ração. Frutas frescas e outros vegetais sem folhas não são recomendados durante um período de obesidade, pois estes podem levar a outros problemas de saúde.

Como lidar com a obesidade

Através de uma educação apropriada por parte do veterinário, serás capaz de estabelecer metas de perda de peso de longo-termo que guiarão o coelho até a uma vida mais saudável e produtiva.

É também importante para o bem-estar geral do animal que a área da jaula ou gaiola estejam livres de fezes ou de outros resíduos. A escovagem do pêlo para a remoção de pêlo morto também ajudará ao coelho a ganhar uma melhor sensação de bem-estar.

Todos os pequenos gestos que ajudem o coelho a sentir-se melhor numa altura em que vive com a obesidade serão importantes para atravessar tal processo custoso.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook