Gaiolas para coelhos

Gaiolas para coelhos

Os coelhos de estimação podem ser facilmente mantidos em jaulas e gaiolas em casa, com alguma liberdade para correr livremente pela casa. Como são facilmente ensinados a não fazer as necessidades onde não deve, não é tão arriscado deixá-los à solta durante algum tempo. Mesmo estando muito bem ensinado, existe sempre a necessidade de existir uma gaiola, que servirá como uma “toca” para onde ele poderá ir para descansar.

Há várias gaiolas disponibilizadas que mesmo que digam que são para coelhos, na verdade não são ideais para eles. Ou por serem demasiado pequenas, ou o chão é demasiado desagradável para o coelho, alguns deles até facilitando a limpeza mas não a vida do coelho, etc.

Na continuação vamos falar de alguns pormenores a ter em conta na escolha de uma gaiola não só para tornar a vida do coelho mas também a nossa melhor, com uma gaiola ou jaula bastante apropriada.

Tamanho

Claro que quanto maior, melhor. Visto que na maioria dos casos os nossos coelhos passam mais tempo lá fechados do que cá fora, quanto maior, melhor. Por norma, gaiolas com quatro vezes o tamanho do coelho são suficientes, mas havendo mais espaço permitirá também adicionar mais extras.

Há gaiolas de dois andares que permitem, sacrificando espaço na vertical, poupar espaço na horizontal e o coelho terá muito exercício dentro da própria gaiola, subindo e descendo.

Estrutura

Não exactamente a ver com o tamanho mas sim a forma. Um tipo de gaiolas bastante popular (mas bastante desconfortáveis!) para os coelhos são aquelas com chãos de arame. Esta estrutura permite uma limpeza mais fácil já que a maioria do lixo e sujidade vai para uma bandeja amovível que pode ser limpa, e apesar de toda esta estrutura ser perfeita para pássaros (já que se assemelham um pouco a poleiros), o mesmo não acontece com os coelhos, que se sentiram desagradáveis o tempo inteiro.

Para permitir tal estrutura, é necessário colocar uma espécie de chão ou tapete. Uma pequena placa de madeira, ou mesmo um daqueles tapetes de relva de tamanho adequado para a gaiola por norma são boas soluções. Outras gaiolas sem este tipo de chão também são adequadas.

A porta da gaiola deve ser grande o suficiente permitir passar sem dificuldades o coelho. As portas laterais são melhores do que as de tecto, já que conseguimos retirar mais facilmente o coelho. Toda a abertura deve ser suave, sem quaisquer tipo de arestas causadas pela estrutura de arame que possam arranhar-nos ou ao nosso coelho.

Cama

Normalmente com as gaiolas já vêm as camas, e estas por norma são adequadas para eles. Devem ser grandes o suficiente e igualmente confortáveis. Não existe uma regra absoluta, pois existe todo o tipo de camas, desde simples a coisas mais complexas. Pode-se também comprar à parte numa loja de animais.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook