Doenças nos coelhos

Doenças nos coelhos

Tal como qualquer ser vivo, por vezes os coelhos também adoecem. E sendo eles animais sensíveis, por vezes acontece por razões que provavelmente nem sonhávamos que poderiam acontecer, como por exemplo a simples mudança de ambiente e o choque de uma temperatura mais fria. Existem também parasitas, doenças genéticas…

Na continuação vamos falar de algumas das doenças mais comuns nos coelhos. Não quer dizer que todos os coelhos apanhem todas estas doenças / infecções, no entanto é importante conhecermos as mais comuns para que possamos também detectar sintomas que nos levem a elas.

Coriza

A coriza é bastante comum em coelhos e normalmente está relacionada com mudanças de temperatura repentinas e tem bastantes semelhanças com a comum gripe. Corrimento nasal, tosse, febre são alguns dos sintomas.

Para curá-lo por vezes basta encontrar a causa e eliminá-la (mudança de ambiente, aquisição de uma ventoinha ou ar condicionado que afecta directamente o coelho, etc.). Em casos mais graves há medicamentos antibióticos que ajudarão a tornar o coelho melhor.

Coccidiose

Relacionado directamente com os protozoários, pode afectar vários órgãos, sendo o mais comum o fígado (hepática) e os intestinos (intestinal). Falta de apetite, diarreia, perca de peso são alguns dos sintomas. A falta de tratamento desta doença poderá levar à morte.

Esta doença é contagiável devido ao contacto directo dos coelhos com as fezes, daí a necessidade de uma higiene bastante cuidada. Uma alimentação a base de alimentos ricos em fibra, sendo que em casos mais graves há medicamentos específicos.

Conjuntivite

Exactamente como acontece com os humanos (e muito com os coelhos devido aos seus olhos sensíveis) a conjuntivite é uma infecção do foro ocular. O lacrimejamento é o sintoma mais comum, como também uma irritação visível nos olhos e à volta. Contacto com pó ou humidade excessiva são as causas mais comuns.

A mudança de ambiente geralmente ajuda a eliminar a infecção, juntamente com produtos sugeridos pelo veterinário (de aplicação em gotas) são suficientes.

Sarna

Uma doença comum entre muitos animais, os coelhos não são excepção. Contagiosa, normalmente as causas do seu aparecimento sugerem uma acumulação de pó em demasia no ambiente em que o coelho vive.

Escamação de pele e o surgimento de crostas cutâneas são os sintomas mais comuns. Também encontramos falta de pêlo em certas partes. Como tratamento, sarnicidas e injecções de antiparasitários são suficientes.

Diarreia

A diarreia pode ser considerada de duas formas. Por norma, a diarreia surge devido a uma alimentação descuidada e / ou deficiente por falta de fibra, excesso de proteína, alimentos impróprios, etc. Mas quando não é o caso e a alimentação é a adequada, por norma a diarreia é sim um sintoma de uma infecção ou doença mais grave.

Para corrigir o problema, no caso da culpa ser da alimentação basta criar um novo esquema de dieta ou então substituir algum alimento que esteja a causa a dita diarreia. A não se tratar disso, um veterinário irá diagnosticar o problema e apresentará a solução de acordo com o que for diagnosticado.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook