Como descobrir a raça do meu coelho

Descobrir a raça do meu coelho

Enquanto muitos donos vão simplesmente a uma loja de animais e escolhem o coelho que acharem o mais bonito e fofo, outras pessoas simplesmente os recebem de presente e nem sabem ao certo qual é a raça do seu novo amigo.

E como nem todos os donos de coelhos são especialistas com uma capacidade de detectar raças só com um mero olhar, na continuação vamos apresentar uma série de sugestões que ajudarão a fazer o melhor despiste possível para descobrirmos a raça do nosso coelho.

Consultar um especialista

Um veterinário, tratador de coelhos ou até o dono da loja de animais perto da nossa casa normalmente saberão facilmente distinguir umas raças das outras. Esta é sem dúvida a forma mais fácil e não dá trabalho praticamente nenhum. Mas se o queres é descobrir tu próprio, segue as dicas seguintes.

Verificar o peso

Este é o primeiro passo para eliminarmos já diversas hipóteses. No grupo dos coelhos podemos tirar deste uma percentagem que se trata de raças de coelhos anões. Pesamos o nosso coelho (já adulto, de preferência) e verificamos se o coelho pesa até 3 kg ou está entre os 3 e os 5 kg.

Caso pese até 3 kg, então trata-se de um coelho anão, onde engloba coelhos como o holandês e o polonês. Caso pese mais, então não se trata de um coelho anão e poderá ainda englobar raças como o Nova Zelândia ou o Champanhe.

Verificar o pêlo

Depois de separarmos as raças em dois grupos, mais facilmente conseguiremos fazer o despiste certo. O pêlo é uma das características que mais distingue cada raça de coelho. Existem vários pormenores de cada raça que podemos verificar para chegar à nossa resposta.

Caso o coelho disponha de duas cores no seu pêlo (fáceis de distinguir por serem cores muito diferentes), sendo o castanho ou o preto as cores mais comuns, e depois branco em certas zonas, então será um coelho holandês.

Se o pêlo invés de fazer esta divisão de cores, for de uma cor única mais depois cheias de manchas pêlo corpo todo e inclusive os seus olhos são cobertos por manchas da mesma cor, então estamos diante um coelho de raça English Spot.

Mas se for um coelho branco, mas com manchas de outras cores em zonas como o nariz, orelhas, membros e cauda (especificamente nestas zonas), então não é um English Spot mas sim um coelho Himalaia.

Ignorando a cor do pêlo, se ele tiver pêlo em abundância, quase como uma grande ovelha, então não há espaço para dúvidas: o nosso coelho é um coelho Angorá. Se o pêlo não for (ainda) exageradamente grande, podemos à mesma identificar um Angorá pelo pêlo que dispõe na ponta das suas orelhas.

Mas mesmo tendo pêlo em abundância mas se este não for exagerado e inclusive dispõe de uma juba bastante característica, então estamos diante um lindo coelho de raça Lionhead.

Verificar as orelhas

As orelhas também são uma forma de identificar a raça do coelho em algumas raças em específico. Anteriormente já demos o exemplo do Angorá, que para além de pêlo em abundância, dispõe de um tufo de pêlo característico na ponta das suas orelhas.

Mas esta não é a única raça identificável. Podemos também identificar os coelhos Lop que dispõem de orelhas caídas ao contrário da grande maioria dos coelhos. No entanto só conseguimos detectar esta característica quando já são adultos, pois é só nessa altura que as orelhas ganham este detalhe.

Comparação de fotografias

Caso o coelho que queremos conhecer a raça não responde a nenhuma das opções que colocámos, ao menos já eliminámos uma serie de raças, as mais populares. A partir daqui apenas temos uma solução: comparar o nosso coelho a fotografias e imagens de raças menos populares.

Chinchila, Azul de Viene, Castor Rex e Alasca são algumas das raças de coelhos que podemos comparar. Aproveitamos os despistes anteriores e fazemos o mesmo, comparando o pêlo do nosso coelho com o das fotografias para realmente constatarmos se existem ou não semelhanças. Verifica no nosso site os nossos artigos sobre diversas raças de coelhos, pois neles dispomos galerias de fotografias de cada raça.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook