Coelhos Prateado de Champagne

Coelhos Prateado de Champagne

História

Conhecido como Prateado de Champanhe, Francês Prateado e até de Champagne d’Argent, esta raça de coelho é uma das raças mais antigas do mundo. Originário da província Champagne, França, esta raça surgiu à mais de 400 anos atrás. Inicialmente era procurado não só pela sua carne mas também pelo seu característico pêlo prateado.

Este coelho nasce completamente preto, mas começa a desenvolver uma camada prateado a partir das 3 semanas da idade até aos 6 meses, ficando com o pêlo prateado como podemos ver nas fotografias presentes neste artigo. Ainda assim mantem algumas zonas mais negras, principalmente nas orelhas, cauda, focinha e pernas.

Esta raça foi domesticada durante centenas de anos e foi na Europa que a selecção iniciou-se. Apesar da preferência da época era por outros animais, a criação de coelhos tornou-se algo popular na época e a partir daí muitas espécies começaram a surgir com padrões e cores distintas.

Actualmente esta raça pode ser encontrada um pouco por todo o mundo, no entanto não é muito fácil, apesar de não estar em perigo de extinção.

Descrição

Como dissemos anteriormente, quando nasce os coelhos não são prateados mas sim pretos. Só após uma serie de dias é que começam a ganhar uma coloração prateada até quase meio ano, altura que o seu pêlo já estará da cor correcta.

Após três meses a mistura da cor do seu pêlo inicial com a cor prateada que está a surgir o coelho ganha uma aparência bastante curiosa. A mistura consegue dar à raça padrões bastante originais.

Mas apesar de nos estarmos apenas a referir à variedade prateada, há coelhos Champagne com outras cores (como por exemplo creme), mas que não são considerados uma cor alternativa à raça d’Argent mas sim uma raça própria com diversas feições semelhantes ao d’Argent mas é uma raça própria.

Um adulto desta espécie pode ter até 3,5 kg, mas é possível surgirem exemplares que atingem um peso maior sem qualquer problema

Gaiola

A verdade é que não é muito comum ter-se este coelho numa gaiola num apartamento devido ao tamanho que este pode assumir, e provavelmente este será um dos motivos de não existirem tantos exemplares.

Para quem quer ter exemplares desta raça é mais fácil se o seu lar for uma jaula ou uma grande gaiola no quintal, de forma a poderem habitar diversos exemplares com todo o espaço que necessitam.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook