Coelhos Nova Zelândia

Coelhos Nova Zelândia

História

Coelho utilizado pela sua carne, animal de estimação fantástico e ainda um excelente coelho para competições e exposições, esta é uma das raças mais conhecidas do mundo, seja-se fã ou não de coelhos.

Como curiosidade mais recente, foi esta a raça que ganhou a Convenção ARBA de 2011. Apesar do seu nome, a sua origem é na realidade americana. Existe um rumor que indica que eles foram importados da Nova Zelândia, mas apesar de ser apenas um mito, assim foi baptizado.

Sempre existiram cores desde do branco ao preto, passando pelo azul e até o vermelho, no entanto certos países consideram a variedade vermelha como uma raça específica, enquanto outros apenas consideram mais um padrão da raça Nova Zelândia, se bem que as diferenças são notórias.

Descrição

O coelho Nova Zelândia apesar de ser um coelho bastante utilizado para alimentação em muitos países, noutros também são animais de estimação populares. A variedade mais popular é sem dúvida o de pêlo branco e olhos vermelhos.

Apesar de serem coelhões geralmente corpulentos, deve haver um equilíbrio pelo que não são aceites coelhos desproporcionais. Como dissemos, o branco é a cor preferida dos criadores e também a mais comum de todas.

No entanto outras cores são perfeitamente aceites, tais como o azul e o preto, entre outras.

Dieta

A verdade é que a alimentação do Nova Zelândia não difere muito dos coelhos em geral em cativeiro. A ração é um dos componentes mais importantes na alimentação de um coelho Nova Zelândia.

Esta ração deve ser rica em aminoácidos, vitaminas do A ao E e K e minerais como cálcio e potássio. O feno também é importante na alimentação de um coelho, pois é com a ajuda do feno que ele consegue manter o seu sistema digestivo a funcionar correctamente.

Não existe uma fórmula exactamente sobre as quantidades que deve consumir, mas regra geral deve ser alimento cerca de 100 a 300 gramas de comida por dia. Para uma fórmula mais exacta, 50 gramas por quilo é também algo acertado, sempre com variedade.

Um Nova Zelândia pode ingerir até meio litro de água diariamente, pelo que é importante que esta nunca falte e que esteja sempre limpa, incluindo o próprio bebedouro.

Reprodução

Uma fêmea de Nova Zelândia mantem-se fértil o ano inteiro. Todo o período de gestação dura cerca de um mês. É necessário disponibilizarmos um pequeno espaço onde possam ficar as crias e a fêmea tratará de tornar esse pequeno espaço num sítio adequado para os seus filhotes.

Na primeira semana após o nascimento é que começa a surgir o pêlo e apenas duas semanas após o nascimento já começam a abrir os olhos. Três dias depois de dar à luz, uma fêmea pode voltar a engravidar de imediato (a fama dos coelhos procriarem muito depressa deve-se a raças como esta).

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook