Coelhos Bélier

Coelhos Bélier

História

Tanto pode ser chamado de Bélier e Lop (referências francesa e inglesa respectivamente), esta raça de coelho é das mais populares entre todas as raças de coelhos. É devido às suas orelhas compridas que estes coelhos são facilmente reconhecidos por qualquer pessoa que aprecie coelhos domésticos.

Acredita-se inclusive que esta foi a primeira raça concebida pelas pessoas. Apesar do nome francês, foi em Inglaterra, durante o século XIX que o coelho Bélier foi concebido. Como os coelhões começaram a ganhar popularidade como animais de estimação, o Bélier foi criado para agradar a todos.

No entanto mais tarde no mesmo século surgiu a versão francesa, através do cruzamento do Lop com o Gigante de Flandes, inicialmente mais para consumo mas que mais tarde começou a ser tratado como animal de estimação.

Entretanto a versão francesa começou a entrar noutras países como Alemanha e Holanda, que estes respectivamente começaram a criar as suas próprias variedades através desta versão francesa do Bélier.

Na Holanda inclusive e já no século XX tentou-se criar um Bélier holandês mais pequeno que o original, no entanto o resultado não foi exactamente o desejado. Ainda assim, esta espécie foi expandida para vários países e adoptou o nome de Bélier Anão. Mais tarde conseguiram a criação do Bélier holandês (em inglês Mini Lop).

Descrição

Esta raça de coelhos pode assumir quaisquer tipos de cores, desde que seja de um tamanho curto. Combinações com a cor branca e unicolores. O peso do coelho varia entre o 1 e os 8 quilos, no entanto tanto o tamanho como o peso varia de acordo com o tipo de coelho Bélier. Em relação às características dos coelhos por variedade.

A maior característica (e a que torna estes coelhos tão populares) são as suas orelhas compridas.

Bélier inglês – Peso médio entre os 3,5 e os 5,5 kg e comprimento até 65 cm.

Bélier francês – Peso médio acima dos 4 kg e comprimento até 40 cm.

Bélier holandês – Peso médio varia entre os 1,5 kg e os 2 kg, e o comprimento é mais reduzido que as versões anteriores.

Bélier alemão – Peso médio varia entre os 2,5 e os 3,5 kg e o comprimento é semelhante ao holandês.

Alojamento

As variedades inglesas e francesas necessitam de uma jaula / gaiola grande, pois o comprimento das orelhas poderá fazer com que as pisem. Precisam também de espaço suficiente para fazerem exercício.

As versões mais pequenas (holandês e alemão), podem dispor de uma “casa” mais pequena, mas é igualmente importante que exista espaço suficiente para fazerem exercício. Uma gaiola de 120x60x60 cm bastará para estas variedades.

Dieta

Uma alimentação comum para coelhos (como encontrarás no artigo correspondente sobre alimentação no nosso portal) bastará para criar uma dieta equilibrada. Para os Bélier, uma refeição diária é quanto bastará.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook