Alimentação dos coelhos

Alimentação dos coelhos

Os coelhos dão óptimos animais de estimação, essa é uma verdade inalterável. Fazem-nos companhia, não ocupam muito espaço comparados com animais de grande porte, dóceis, com um aspecto ternurento…

Estas são algumas das muitas razões que um coelho é um excelente animal de estimação para uma casa pequena inclusive. Não é nada difícil cuidar de um coelho, só é preciso dispensar algum tempo e saber exactamente o que se fazer.

E uma das coisas que se deve verdadeiramente saber é a alimentação dos coelhos. E mais do que saber o que é que eles comem é saber equilibrar o que eles comem. Na continuação vamos dar uma série de dicas e falar um pouco sobre este tema para saberes exactamente como alimentar o teu coelho (de uma forma geral).

Tipo de alimentação

Há duas palavras que definem os coelhos no que toca à escolha de alimentos na cadeia alimentar: eles são herbívoros e lagomorfos. Como o nome indica, herbívoros quer dizer que se alimentam em grande medida de vegetais (não só, mas grande parte).

Lagomorfos tem a ver com a necessidade de comerem alimentos mais fibrosos, pois os seus dentes como estão em constante crescimento, necessitam de mastigar algo com frequência para que possas desgastar os seus dentes.

Quantidades

Falando já um pouco também do que eles devem em comer, por norma feno, legumes e ração é quanto basta. Em termos de proporções, para um coelho de tamanho médio a alimentação diária seria:

- 150 g de feno;

- 100 g de legumas;

- 30 g de ração.

Caso o coelho rejeite a ração, as proporções dos outros 2 alimentos devem ser aumentadas. A alimentação deve ser feita em pelo menos 2x por dia num horário relativamente regular. Isto é apenas uma média, pelo que o ideal é mesmo questionar um veterinário ou qualquer outro especialista qual será a dieta ideal para o coelho, pois dependendo de vários factores poderá ter algumas necessidades mais distintas.

O que deve comer

O feno é sem dúvida o alimento mais importante. Para além de permitir regular o sistema digestivo do animal, permite também desgastar um pouco os dentes, algo muito importante como referimos logo no início do artigo.

Os legumes são outro tipo de alimento importante, já que se tratam de animais herbívoros. Como legumes mais importante e que normalmente preferem temos alimentos como cenouras, pimentos, aipo, alface, rúcula, agrião, couve chinesa, etc.

Também podem comer os seguintes vegetais mas em quantidades mais pequenas: tomates, repolhos, espinafres, brócolos e ervas frescas. Não deixam de ser vegetais apropriados, mas uma dose de 100 g diária não deve apenas incluir estes vegetais.

A ração, ao contrário do que acontece com alguns animais de estimação, não serve nunca como alimento principal, muito menos como único alimento. Deve ser rica em fibra e granulada. A ração em forma de sementes fará com que os coelhos façam uma selecção e rejeitem certos tipos de sementes. As crias podem comer mais ração do que os adultos, mas sempre com atenção para não as tornar obesas.

A fruta pode ser administrada mas em muito pequenas quantidades e só em ocasiões especiais. Nunca se deve dar fruta para comer como uma refeição completa nem deve-se dar continuamente.

A água deve estar sempre limpa, pelo que mudá-la de 2 em 2 dias é uma boa forma de a manter pura. Escusado será dizer que esta nunca deve escassear.

O que não comer

Apesar de serem herbívoros, há alimentos que os coelhos não devem comer. Entre estes alimentos encontram-se:

- Couve-flor;

- Batatas;

- Cebolas;

- Alho;

- Frutos secos (com sementes);

- Sementes de girassol;

- Comida de outros animais de estimação;

- Alimentos cozinhados;

- Leite e quaisquer derivados (queijo, iogurte, etc.).

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Coelhos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook